terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Inflação da caipirinha é 11 vezes maior que a média

Segundo informações divulgadas pela Agencia Estado, apreciar uma caipirinha dentro de casa está custando mais caro para o consumidor. A pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra o aumento dos produtos comprados pelo consumidor para o preparo da bebida por conta própria. Ou seja, não está incluído o impacto do aumento no preço da bebida em bares e restaurantes. A FGV destacou que, entre os ingredientes, a maior taxa de elevação de preços no período é a do açúcar refinado (69,81%). Em seguida aparecem a aguardente de cana (17,94%) e o limão (8,93%).
O economista André Braz, responsável pelo levantamento, explicou que o calor excessivo nos últimos meses deve ter contribuído para o aumento de consumo da bebida, bem como dos produtos usados em sua elaboração. Segundo ele, a alta na procura deve ser ainda mais intensa nas próximas semanas, devido ao Carnaval. "Provavelmente teremos um aumento na procura e, assim, uma redução na oferta, levando a novos aumentos de preços (nos produtos)", comentou.


Enquanto isso, vamos torcendo para que o consumo do álcool não seja motivo de graves acidentes, como temos visto diariamente nos meios de comunicação.

Fica aí o alerta para quem pretende curtir o feriado prolongado de Carnaval!


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