terça-feira, 27 de outubro de 2009

Secretaria da Mulher inicia Campanha de Prevenção de Câncer

O Clube de Mães do Jardim Santa Cruz será o ponto de partida da Campanha “Um Toque pela Vida”, que a Secretaria da Mulher de Campo Mourão, em parceria com a Secretaria da Saúde, promovem a partir desta terça-feira (27). A Campanha tem objetivo de incentivar a prevenção ao câncer de mama. Durante a Campanha serão mobilizadas centenas de mulheres dos 25 clubes de mães do Município. O lançamento no Jardim Santa Cruz será às 13H30. A Secretaria tem ainda como parceiro o Banco do Brasil. Além de palestras com enfermeiras da Secretaria de Saúde, estão previstas ainda oficinas de montagem de chaveiros sociais idealizados por Tânia Mary Gomes, ex-paciente de câncer, desde 2001. A Campanha segue até 27 de novembro, dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, conforme Lei criada pela deputada Cida Borghetti. Atualmente as chances de cura do câncer de mama, diagnosticado precocemente chegam a 95%.
Abaixo algumas dúvidas frequente da mulher em relação a esta doença.
O que é câncer de mama?
Câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Estas células crescem e substituem o tecido saudável. Câncer de mama é uma doença tratável. A descoberta precoce é a chave para sobreviver ao câncer de mama. O câncer normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como os músculos e pele, assim como nódulo de pus sob o braço. Principalmente o tumor pode se espalhar para órgãos vitais como fígado,cérebro, pulmão e espinha. Mais ou menos uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama. Mesmo com o recente progresso de descoberta precoce e tratamentos aperfeiçoados, o câncer de mama é terceira maior causa de morte para mulheres nos E.U.A
Como ocorre?
A causa do câncer de mama não é conhecida. Qualquer mulher pode desenvolver câncer de mama e apesar de muito menos comum, homens também podem. Algumas mulheres são mais propícias a desenvolver câncer do que outras se apresentarem os seguintes fatores :
- Ter mãe ou irmã com câncer de mama
- Nunca ter tido filhos
- Ter tido o primeiro filho após os 30 anos
- Histórico de exposição a radiação
- Fumar
- Terapia hormonal (estrogênio)
- Uso excessivo de álcool
- Ferimento no seio
Não há evidências definidas ainda que o uso de pílulas por um longo período de tempo pode causar câncer de mama, mas esta possibilidade continua a ser estudada. Também parece que tomar estrogênio depois da menopausa causa um pequeno aumento de risco de câncer de mama. Pesquisadores também estão estudando alguns vírus como possíveis causas.
Quais são os sintomas?
Na maior parte das vezes o primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio. O nódulo é geralmente indolor que pode crescer lenta ou rapidamente. Outros sintomas do câncer de mama incluem:
- Mudança de cor, reentrâncias, enrugamentos, ou elevação da pele em uma área do seio
- Uma mudança do tamanho ou formato do seio
- Secreção no bico do seio
- Um ou mais nódulos nas axilas
Como é diagnosticado?
Para descobrir o câncer de mama o mais rápido possível, você deverá, a partir do momento que tiver idade suficiente para ter exames ginecológicos anuais:
- Fazer um auto exame mensal
- Fazer exame médico pelo menos uma vez ao ano
- Fazer uma mamografia entre 35 a 39 anos de idade. A partir daí, após os 40 a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomendado pelo seu médico. A partir dos 50 anos, você deve fazer uma mamografia a cada ano. Se você apresentar características de alto risco de câncer de mama, você deve começar a fazer mamografias regulares aos 35 anos ou menos. A maior parte dos nódulos não são câncer. Na maioria das vezes eles são cistos com fluidos no tecido do seio que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual. Mas todo nódulo deve ser avaliado. A avaliação normalmente envolve:
- um exame médico
- uma biópsia de agulha ou cirúrgica (estes testes devem ser feitos mesmo que o nódulo não seja visto na mamografia)
Não deixe de buscar informações caso tenha dúvidas sobre o assunto. Prevenir é o melhor remédio!

Um comentário:

  1. Olá Maika,

    Sou a idealizadora do CHAVEIRO DA VIDA e pesquisando na internet, encontrei seu artigo do trabalho realizado em Campo Mourão, parabéns a você que garantiu a divulgação e a Secretaria que está desenvolvendo o trabalho. Meu registro é para o empenho que a vice-Prefeita Sra Regina teve para que esta ação oportunizasse que as mulheres de Campo Mourão tivesse acesso a informação.
    Coloco-me à disposição do que for necessário.
    Um abraço a todas que desenvolvem o Projeto.
    Tania Mary Gomez

    ResponderExcluir