sábado, 17 de outubro de 2009

Horário de verão

Para alguns a alegria dos dias mais longos. Para outros a tristeza de ter que acordar mais cedo. Afinal adiantamos em uma hora nossos relógios. Neste domingo (18), à 0h, nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário de verão termina em 21 de fevereiro de 2010.
Para se acostumar não é nada fácil, afinal mexe em nosso relógio biológico e sentimos isso nitidamente na nossa rotina. Segundo o neurofisiologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Luiz Eugênio Mello, a maior exposição à luz solar nos primeiros dias após a mudança de horário auxilia na regulação natural do organismo à nova rotina.
O neurofisiologista afirma que a regra é a mesma para quem faz viagens com mudanças de fuso horário. “Nesses casos, quando a pessoa chega precisa ter mais contato com a luz do sol para se adaptar mais rápido”, diz.
Durante o verão, diz o médico, a adaptação é mais fácil do que se o horário fosse alterado no inverno. Além disso, estabelecer horários mais rígidos para se deitar e levantar são maneiras de facilitar essa adaptação.
“O corpo humano funciona como se fosse uma máquina, e no início da mudança de horário essa máquina passa a funcionar sob condições de estresse, como se estivesse trabalhando mais sobrecarregada”, afirma Mello. “Quanto mais disciplinada for a pessoa, mais fácil a adaptação.” O neurofisiologista alerta que alguns sintomas como fadiga e dor de cabeça podem surgir logo nos primeiros dias, mas costumam ser leves e passar rápido. Mello explica, ainda, que as necessidades de sono são diferentes entre as pessoas. Enquanto algumas precisam de apenas oito horas de sono, outras precisam de dez a onze horas para não se sentirem cansadas durante o dia. “Para algumas pessoas que precisam de mais horas de sono é mais complicado, mas vale lembrar que a mudança é de apenas uma hora”, afirma o médico.
O horário de verão é adotado no país desde 1932. A medida reduz o consumo de energia elétrica entre 18h e 20h.
fonte: www.globo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário