terça-feira, 13 de outubro de 2009

Gelatina uma doce aliada

Leve, colorida e deliciosamente refrescante, ela tem tudo a ver com o verão. E também com quem deseja enfrentar a temporada de corpo à mostra, de bem com a silhueta. Isso porque, além da sobremesa geladinha e saudavel, também ajuda a emagrecer. O segredo para tantas qualidades está na sua composição: é um alimento de baixas calorias, formado basicamente por proteínas, água e sais minerais, isento de gorduras e colesterol e, o melhor, pode ser consumido por todas as pessoas.
Segundo a nutricionista da Clínica Luisa Catoira (SP), Daniella Camargo, e a endocrinologista e nutróloga Valéria Goulart (SP), como ela retarda o esvaziamento do estômago, provocando saciedade e hidratação por mais tempo, dá para evitar as beliscadas engordativas fora de hora. Essa, porém, não é a única maneira de tirar proveito da gelatina em nome do bem-estar e da forma física: a versão diet é uma escolha vantajosa, pois é isenta de açúcar, e pode ser incluída como lanche intermediário entre as principais refeições, seja na sua versão tradicional ou batida com iogurte, leite desnatado ou suco. A praticidade do preparo, o baixo custo, as poucas calorias (a versão light tem em média quatro calorias por porção) e o rendimento são outros pontos que facilitam sua inclusão no cardápio diário.
As boas notícias:
do consumo regular desse alimento aparecem em diversos estudos que comprovam sua importância para prevenção e tratamento de doenças, além de pesquisas que demonstram que os aminoácidos presentes são importantes para preservação de cartilagens, tendões, ossos e pele. "A revista espanhola Archivos de Medicina del esporte mostra a prevenção de lesões provocadas em atividades esportivas diminuídas com o uso do colágeno hidrolisado. Já pesquisas nos estados unidos e na europa comprovam que a gelatina previne dores articulares e até artroses", reforça a médica. enfim, o poder está comprovado e todos podem desfrutá-lo, pois a gelatina é liberada para adultos, crianças e idosos. para turbinar os resultados no nosso corpo, a dose indicada é de dez gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa. Mas, atenção: a melhor opção para consumo não é aquela de caixinha, que compramos no supermercado.
"A recomendada é a proteína hidrolisada, bem concentrada e com efeitos muito mais visíveis. o ideal é colocar uma colher de sobremesa da gelatina em pó em sucos, doces, iogurtes, vitaminas, musses, saladas de frutas ou até na própria gelatina industrializada", ensina Valéria Goulart.
Qual é melhor?
A gelatina pode ser encontrada em pó com sabor, em folha, na forma de colágeno puro em pó ou em cápsula.
E há diferença entre elas: a versão em caixinhas que compramos no supermercado possui colágeno em menor quantidade que a adquirida em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais.
Nesses locais, normalmente, é vendido o colágeno em sua forma mais pura, em pó ou em cápsulas, e não é necessário receita para comprá-lo. o ideal, porém, é sempre contar com a orientação de um nutricionista ou médico para avaliar a real necessidade do suplemento na dieta e a quantidade recomendada.
Suco de gelatina
Rendimento: 1 porção
Calorias por porção: depende da fruta de sua escolha (por exemplo, uma laranja tem 86 cal.)Tempo de preparo: 5 min.
Ingredientes
 1 copo (200 ml) de água
 1 fruta de sua preferência
 1 col. (sopa) de gelatina em pó

Nenhum comentário:

Postar um comentário