quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Compra de calçados exige cuidado com a saúde

Na hora de comprar um sapato novo acabamos esquecendo de alguns detalhes que na hora da euforia nem pensamos. Por isso através do site da UOL ESTILO, vou postar essas dicas que vão contribuir para o seu bolso na hora da compra e bem estar no dia a dia. Confira.

  • O ideal é comprar calçados somente no fim do dia. "É o horário mais indicado, pois é quando os pés já estão inchados e suados. Assim, o comprador diminui o risco de adquirir um sapato que, apesar de ter servido no pé na hora da compra, fique apertado mais tarde", justifica Fabio Ravaglia, ortopedista do Instituto Ortopedia e Saúde (IOS).

  • É importante evitar os sapatos de bicos fino e preferir os que possuem bicos mais largos, arredondados e fabricados com materiais que permitam a transpiração e, ao mesmo tempo, sejam impermeáveis à água. "Quanto mais suor ficar no interior do tênis, mais cheiro vai ter o pé. Além disso, pode provocar frieira e levar a infecções mais graves", diz Ravaglia."

  • Após escolher o modelo que mais lhe agrada, o consumidor deve experimentar os dois pés do sapato e andar com eles pela loja para sentir se é confortável e se adapta bem aos pés", diz Regina Andrade, técnica do Procon-SP.

  • É bom deixar uma margem de um centímetro na frente do dedo. "O calçado deve ficar bom na hora. Esse negócio de dizer que está apertado mas vai amaciar depois é besteira. Um sapato ruim pode causar joanete, calos e calosidades nos dedos do pé, dores no pé, frieiras, machucados e até feridas", assinala o ortopedista.

Outra informação importante é preciso saber sobre a política de troca da empresa, principalmente se o sapato for para presente. Se o vendedor abrir a possibilidade de trocar, peça que a informação seja registrada por escrito na nota fiscal e observe se os dados do fabricante (CNPJ, endereço e telefone de contato) estão visíveis na embalagem", completa Regina. Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste, lembra que a loja não tem a obrigação de trocar calçados comprados do tamanho errado. "É uma prática que depende da loja", lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário