terça-feira, 17 de novembro de 2009

Estafa pode desencadear doenças como hipertensão, fobias e gastrite

Desânimo sem explicação aparente, dores no corpo, falta de motivação para continuar aquela atividade de que tanto gosta e uma vontade enorme de ir embora logo após chegar ao trabalho. Se você está com algum desses sintomas, fique de olho, pode ser estafa.
De origem emocional ou física, ela pode atingir crianças e adultos e compromete o desempenho na escola, no trabalho e na relação com as demais pessoas no dia a dia, tornando todas as atividades, antes prazerosas, em obrigações desgastantes e chatas. Por alterar todo o funcionamento do organismo, pode desencadear outras doenças como hipertensão, fobias e ansiedade, problemas cardíacos e gastrite. "Se você ficar acumulando tensões e cansaço, vai virar uma panela de pressão e uma hora ela explode e faz um estrago maior", alerta o fisiologista da Unifesp, Claudio Pavanelli.
"A estafa pode ser física (periférica) ou mental (central) e está muito ligada a rotina que o paciente leva, por isso, antes de prescrever qualquer medicamento, pergunto se ele tem dado conta de todos os afazeres que estão sob sua responsabilidade ou se ele está passando por algum problema afetivo, só assim é possível tratar o problema", explica Claudio.
Tratamento
Relaxar é o lema para curar a estafa. "Muitas vezes o tempo que se "perde" indo ao cinema ou em um parque, por exemplo, é um ganho de saúde e bem-estar.
Melhor parar agora do que perder o controle depois", alerta o fisiologista.
- Saiba aproveitar os momentos de lazer;
- Converse sobre os problemas com os amigos ou com um profissional;
- Cultive o bom humor;
- Aprenda a relaxar;
- Não faça várias tarefas ao mesmo tempo;
- Procure resolver um problema de cada vez;
- Organize suas prioridades;
- Não leve preocupações do trabalho para casa;
FONTE:www.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário