quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O lucro com a nova gripe


Tem gente lucrando e muito com a nova gripe. Como a procura por álcool em gel é muito grande o preço também está subindo. Alerta com a situação, o Ministério Público do Paraná, solicitou ontem que o Procon verifique se houve aumento abusivo no preço do álcool gel desde a chegada da pandemia de gripe A ao país.

Em Campo Mourão, o litro do produto, usado na higienização das mãos para evitar o contágio, custava no começo do ano aproximadamente R$5. Agora, chega a ser vendido em algumas farmácias de Manipulação por até R$45. Nas farmácias convencionais o produto aparece com preço mais baixo, mas está em falta nas prateleiras.

A punição a empresa que aumenta o preço de um produto sem justa causa é multa, apreensão do produto, suspensão tempóraria da atividade ou interdição administrativa.

O aumento abusivo também pode configurar infração a ordem economica. Neste caso, o Conselho Administrativo de Defesa Economica pode aplicar multa no valor entre 1% e 30% do faturamento da empresa no último ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário