terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dieta - Tem pão magro???

Veja abaixo como tornar cinco tipos dessa delícia mais magrinhos e saudáveis:

PÃO SÍRIO
1 unidade (palma da mão aberta) 139 calorias e 0,7 g de gordura
Como não leva fermento e é fininho, passa a falsa ideia de que é mais leve. Mas que nada! O pão não cresce, é baixinho, e as calorias, por sua vez, ficam concentradas. A vantagem é não conter tanta gordura. Por outro lado, tem bastante farinha refinada, o que faz desse pão um alimento com alto índice glicêmico. Ou seja, eleva rapidamente os níveis de açúcar no sangue, seguido de uma queda brusca que desencadeia fome. A saída? Optar pela versão integral e, em vez de usar duas fatias, abra apenas uma ao meio para colocar o recheio, que pode conter peito de peru, atum, frango desfiado, lagarto com alface, tomate, rúcula, palmito, cenoura, beterraba e um toque especial de temperos naturais.


INTEGRAL
1 fatia de 25 gramas 53 calorias 0,7 g de gordura
Se precisar de um controle mais rígido das calorias, opte pela versão light, que também tem menos gordura. Um pão rico em grãos tem boa composição de fibras, que traz diversos benefícios à saúde: aumenta a saciedade, controla os níveis de açúcar e gordura no sangue e auxilia no funcionamento intestinal, prevenindo contra câncer de cólon e reto.


PÃO CASEIRO
1 fatia (espessura de um dedo) 92 calorias e 2 g de gordura
Ok, ok, é difícil resistir ao pão quentinho saindo do forno. Para deixá-lo mais magro, troque a manteiga por creme vegetal. Na hora da compra, prefira os que levam farinha integral e sementes, como as de abóbora, gergelim e girassol - isso vai deixá-lo mais saudável, pois além de a farinha integral contribuir para uma maior sensação de saciedade, esses nutrientes são ricos em vitaminas e minerais.


FOCACCIA
1 unidade (padrão de 65 g) 188 calorias e 6,3 g de gordura
Mesmo as mais simples, aquelas sem recheios de calabresa e queijo, vêm carregadas de calorias porque são feitas com muito óleo. Se juntar duas metades de pão você vai ingerir 376 calorias, sem contar o recheio. Um jeito magro (e bem gostoso) é usar apenas uma fatia de focaccia e espalhar pasta de atum ou ricota com ervas e tomate fresco, num recheio de 150 calorias. Dessa maneira, o total calórico vai ficar bem reduzido: 338.

CROUTONS
50 gramas (1 xícara de chá) 203 calorias e 1,5 g de gordura
Verdade que eles deixam as saladas e sopas mais crocantes e saborosas, mas fique atenta ao tamanho das porções. Como são cortados em cubinhos, podem levar a um consumo maior, pois não passam a noção exata da quantidade. Sempre que possível, prefira a versão integral, que contém um pouco mais de fibras e também é mais saudável.

O fim de um mito
É bom trocar um pãozinho por cream cracker? Nem sempre. A Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) mostrou que um pão francês ou duas fatias de pão de forma são mais saudáveis do que cinco bolachas. É verdade que ele tem 150 calorias, contra 131, mas as bolachas têm quase quatro vezes mais gordura e menos fibra, o que faz com que a fome volte mais rápido. Algumas têm excesso de sal e até gordura trans.

fonte:Marie Claire









Nenhum comentário:

Postar um comentário