sexta-feira, 17 de julho de 2009

Coração Saudável


Mulheres que bebem moderadamente podem ter menor risco de doença cardiovascular, segundo dados de um grande estudo sobre saúde da mulher, o Women´s Health Study.
Os pesquisadores compararam mulheres que não consomem álcool com as que bebem moderadamente. Mulheres que consomem entre meia dose e uma dose de bebida por dia apresentaram um risco 26% menor de doença cardiovascular. A taxa de mortalidade por todas as causas foi 35% menor nessas mulheres e, também entre elas, a taxa de mortalidade por causa cardiovascular diminuiu em 51%.

O termo doença cardiovascular abrange todas as doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluindo derrames. No estudo, a doença cardiovascular foi definida como a ocorrência de infarto, cirurgia do coração ou angioplastia, derrame ou morte causada por qualquer um desses fatores.
Os pesquisadores analisaram o consumo de bebida alcoólica de 26.399 mulheres com idade média de 55 anos. O consumo moderado de álcool foi definido como entre 5 g e 14,9 g por dia, equivalendo de meia dose a uma dose. O menor risco de doença cardiovascular foi observado em consumidoras dessas quantidades de bebida.


“Os dados mostram que beber mais de uma dose por dia não traz benefício”, diz Luc Djoussé, da Universidade Harvard, que coordenou o estudo.


Em geral, os médicos sugerem que as mulheres que já bebem limitem o consumo a uma dose diária. Segundo a American Heart Association, mulheres que não consomem álcool não precisam começar a beber com o intuito de prevenir as doenças cardiovasculares. Apesar de ter esse efeito protetor do coração, o consumo de álcool também pode aumentar o risco de câncer de mama, pressão alta e levar à dependência.
fonte: site terra. coração saudavel...

Nenhum comentário:

Postar um comentário