quarta-feira, 1 de julho de 2009

Chegou a hora! E agora?

Estou falando do TCC (Trabalho de conclusão de curso) ou monografia, deixa muitos universitários de cabelo em pé. Eu sou uma deles, pois esse trabalho coincide com a vida profissional e o final da graduação. Em muitos casos, esse trabalho pode funcionar ainda como um cartão de visitas para futuras oportunidades. Sempre de olho nas informações da internet, encontrei essa dica super bacana pra nós universitários na reta final da nossa graduação. As dicas são da especialista Rachel Polito, que escreveu "Superdicas para um Trabalho de Conclusão de Curso Nota 10", da Editora Saraiva. Confira:

1 - Escolha pessoas que trabalhem bem em grupo" A escolha do grupo é tão importante quanto a escolha do tema", diz a especialista. O estudante, ao escolher o grupo, deve esquecer a amizade e priorizar as pessoas que trabalhem melhor em grupo: "Não escolha seus melhores amigos. O trabalho é longo e as desavenças acontecem se você não estiver preparado", adverte.
2 - Tenha sempre em mente como será o "produto final" Mais importante do que ter uma idéia do começo do trabalho, é saber ver como será seu final. "Costumo dizer que uma boa forma de iniciar o projeto é redigir uma conclusão. É evidente que ela será muito diferente da final, mas o estudante terá uma idéia de onde pretende chegar", diz Rachel. Essa visão evita o problema que muitos alunos têm de não conseguirem terminar o trabalho, pois não tinham em mente os objetivos que deveriam cumprir.
3 - Faça um trabalho de conclusão de curso com um tema que você goste"O tema deve sempre ser relevante à área de estudo, no entanto, a troca de tema e a demora na conclusão do TCC ocorrem pela dificuldade de aliar o que se gosta ao que precisa ser feito", analisa Rachel. Para evitar problemas ao longo do trabalho, um conselho da especialista é adaptar assuntos ligados a temas de seu interesse com a sua área de estudo: "O caminho será mais tranquilo se você fizer algo que goste".
4 - O TCC exige planejamento estratégico; saiba organizá-loRachel diz que é importante não perder de vista a natureza do TCC. Para ela, o trabalho é "na verdade, um planejamento estratégico completo, independente da área de formação do aluno". Ele deve ser divido nas seguintes etapas:
  • Definição dos objetivos: para a especialista, uma boa execução do desenvolvimento do texto depende desse estágio.
  • Justificativa: parte em que se explica a importância do trabalho para a área de formação escolhida.
  • Introdução: com um panorama geral do assunto;
  • Desenvolvimento: trabalho teórico e de pesquisa, ou o plano de ações, se houver um cliente
  • Conclusão: que faz a amarração de tudo o que foi estudado

5 - Faça um cronograma e respeite-o
Por fim, Rachel ressalta a importância de saber organizar o tempo de forma a aproveitá-lo o melhor possível: "A melhor maneira de não se perder é desenvolver um cronograma e combiná-lo com seu orientador, com prazos de entregas e as etapas que devem ser cumpridas". O cronograma deve dar uma margem até mesmo para os imprevistos que possam surgir no meio do caminho. Além disso, é necessário deixar tempo para a revisão final, a impressão e a encadernação: "Portanto, terminar em cima do prazo é arriscado e perigoso", salienta.E se você "travar" no meio da elaboração do TCC? Diversas pessoas se queixam de, durante a escrita do trabalho, passarem por períodos sem idéias novas para escrever. O principal antídoto para o "branco" é a leitura da bibliografia com antecedência e se munir de livros e materiais.Por fim, Rachel Polito lembra que a conclusão imaginada no início do trabalho deve ser revista levando em conta os objetivos iniciais. "É importante lembrar que conclusão é uma etapa importante no trabalho e requer atenção especial. Um trabalho bem desenvolvido com uma conclusão fraca pode estar arruinado."


Nenhum comentário:

Postar um comentário