terça-feira, 21 de abril de 2009

VOCÊ CUIDA DOS SEUS PÉS?



Há algumas décadas que o pé é objeto de análise, investigação, diagnósticos de variadas patologias que o afetam, motivo que originou o aparecimento de uma nova ciência designada PODOLOGIA. O termo podologia origina-se do grego arcaico podos que significa pé/pés e o sufixo de logos, tratado, estudo, conhecimento, formando então o termo podologia que logo é o estudo dos pés. O técnico em podologia está apto para aplicar terapias em podopatias e conhecimentos biomecânicos dos pés, pois ele teve um estudo técnico-científico adequado e aprofundado na anatomia e fisiologia dos pés e unhas. Em Campo Mourão temos esses cuidados através da técnica em Podologia, Rosenilda Martins Leite Torres.
Entrevistei a Podologa Rosenilda para maior divulgação dessa nova ciência e obtermos maiores conhecimentos do benefícios dessa técnica. Confira a entrevista abaixo:

QUAIS OS CUIDADOS DA PODOLOGIA?
Corte correto das unhas, orientações para higienização das meias e sapatos, cuidados e prevenção de onicomicose, uso correto de protetores para calos, orientações e cuidados para pessoas diabéticas.
O QUE A PODOLOGIA CUIDA?
Unhas encravadas corte e correção. Unhas com onicomicose, grossas, calos e calosidades, rachaduras no calcanhar, olho de peixe, unhas geriátricas (unha dos idosos) e pés dos diabéticos.

QUAL É O TRATAMENTO MAIS PROCURADO?
Unhas encravadas com inflamação e infecção e unhas com micose.

QUEM PODE UTILIZAR OS ENEFICIOS DA PODOLOGIA?
Qualquer pessoa, qualquer idade ou sexo. Já cuidei de pés de recém nascidos que estava com a unha encravada. Com a podologia pode contar com toda confiança da procedência do material usado, pois são todos esterilizados em autoclave. Acredito que todas as pessoas deveriam usar e ter o hábito de fazer podologia, isso é amar os seus pés e ter uma qualidade de vida sem problemas futuros.

EM QUANTO TEMPO É VISIVEL OS RESULTADOS ATRAVES DO TRATAMENDO?
O tempo do procedimento dura em torno de uma hora isto fazendo a sessão de podologia padrão, que é o corte das unhas, curetagem (limpeza das unhas com brocas de dentista) lixamento, retirada dos calos e hidratação com uma massagem de reflexologia. Dependendo do grau da situação a visita a podologa mensal já basta, agora em outros casos é necessário de 15 em 15 dias, ou semanal como no caso de queratodormia (excesso de queratose plantar). Com relação ao tempo de cuidado e o resultado costumo dizer que trabalho meio a meio, pois é preciso da ajuda do cliente para se obter um resultado positivo e gratificante na sua melhora.


ROSENILDA MARTINS LEITE TORRES
TÉC. EM PODOLOGIA
REG.Nº496/SENAC-PRA
CADÊMICA EM ENFERMAGEM ESPECIALISTA EM PÉS DOS DIABÉTICOS/PRO-RENAL/PR ESPECIALISTA EM PÉS GERIATRICOS/SENAC-PR
AV. IRMÃOS PEREIRA 340- CENTRO - CAMPO MOURÃO
TELS: 44- 3016-2591 44-9995-6105

Nenhum comentário:

Postar um comentário