quinta-feira, 9 de abril de 2009

Receita especial de Páscoa


A Páscoa chega, e junto algumas tradições. Uma delas é o delicioso prazer de saborear com a família o famoso Bacalhau. O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, já na época do descobrimento. Mas foi com a vinda da corte portuguesa, no início do século XIX, que este hábito alimentar começou a se difundir. Durante muitos anos o bacalhau foi um alimento barato, sempre presente nas mesas das camadas populares. Era comum nas casas brasileiras o bacalhau servido às sextas-feiras, dias santos e festas familiares. Após a 2ª Guerra Mundial, com a escassez de alimentos em toda a Europa, o preço do bacalhau aumentou, restringindo o consumo popular. Ao longo dos anos foi mudando o perfil do consumidor do bacalhau, e o consumo popular do peixe se concentrou, principalmente, nas principais festas cristãs: a Páscoa e o Natal.

Tá sem idéia de como preparar o bacalhau? Então papel e caneta nas mãos para anotar os ingredientes:


Bacalhau à Portuguesa (4 pessoas):
1 Kg de Bacalhau Porto;
1 Pimentão verde;
1 Pimentão amarelo;
1 Pimentão vermelho;
3 Tomates;
3 Cebolas;
10 batatas (pré-cozidas);
1 vidro de palmito;
Azeite extra virgem;
Azeitonas pretas portuguesas;
Orégano.


Modo de preparo:
Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com água e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse período troque de água pelo menos três vezes. Depois coloque as postas numa panela com água, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo é bem eficaz para não deixar que as postas se desmanchem caso você faça três ou quatro fervuras seguidas.
Unte um pirex grande com azeite. Coloque as postas do bacalhau e em seguida as batatas, os pimentões, os tomates e as cebolas cortadas em rodelas. Depois regue generosamente com o azeite extra virgem e salpique um pouco de orégano. Vale a pena investir num bom azeite extra virgem, considerado por muitos um coadjuvante esse ingrediente merece mais atenção. Leve ao forno por 30 minutos e antes de servir adicione as azeitonas. Pronto, bom apetite!

Um comentário:

  1. Maikinha.....FELIZ PÁSCOA!!!! BJUU GRANDE...UM OTIMO FERIADÃO P VC!

    ResponderExcluir