quarta-feira, 6 de maio de 2009

Câncer de mama


No site da globo.com na coluna sobre sáude, li uma matéria sobre a desinformação das mulheres brasileiras com relação o câncer de mama. Segundo a materia as mulheres brasileiras acreditam estar informadas sobre o assunto, mas a realidade é bem diferente. Conforme um pesquisa realizada em cinco capitais brasileiras, 47% das mulheres entrevistadas ainda relacionam a doença a problemas emocionais e estresse, contrariando as evidências científicas. O câncer de mama está relacionado a histórico de câncer de mama na família, menopausa tardia, reposição hormonal, consumo de álcool, obesidade e não ter filhos.

O oncologista Sérgio Simon, do Hospital Albert Einstein, que coordenou a pesquisa, patrocinada pelo laboratório Pfizer, demonstra a relação que as brasileiras tem o câncer de mama. Das entrevistadas, somente 29% fazem mamografia quando o médico indica o exame. A conseqüência disso é um índice de 10% de detecção precoce, na qual o tumor teria maior chance de cura, poupando as pacientes de cirurgias mutiladoras e sofrimentos maiores no tratamento.
Estima-se que cerca de 400 mil mulheres têm câncer de mama no país, e esse é o tumor maligno que mais mata no sexo feminino. O conhecimento dos fatores de risco e a realização de exames periodicamente podem diminuir o impacto dessa doença no Brasil.

A materia informa ainda entrou em vigor uma lei que obriga o Sistema Único de Saúde a oferecer o exame de mamografia às mulheres com mais de 40 anos.
Faça periodicamente o auto exame do cãncer de mama.


fonte: http://www.globo.com.br/ coluna saúde e ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário