Que delícia, hoje é dia 12 de fevereiro, sexta-feira, sexta de Carnaval, o inicio de uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. O país todo se organiza para receber milhares de pessoas de todo o mundo, que querem conhecer o famoso país do samba no pé.
Essa festa maravilhosa chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Personagens como a columbina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao Carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia. (E cá entre nós, a nossa festa é a mais linda, criativa e luxuosa do mundo! Claro que não podemos esquecer da cultura de cada país, né! Mas enfim...é maravilhosa!)
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
Para quem escolhe ficar em casa, assistindo os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, fica impressionado com o poder de criatividade no desenvolvimento dos carros alegóricos. Sem contar também, a beleza das cores das roupas dos carnavalescos.
Essa semana fiquei impressionada com a informação divulgada na internet, sobre o preço de um dos enfeites mais procurado pelas rainhas de bateria. Trata-se da pena de faisão, cada pluma custa R$ 30 e, cada fantasia costuma ser composta por aproximadamente cem peças --elevando o custo para R$ 3 mil.
Bom Carnaval! Bom feriado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário