Pois fique sabendo que a castração não é uma mutilação, como muitas pessoas pensam ser. Além das vatangens na prevenção de doenças, a castração evita o aumento populacional desenfreado, onde podemos observar frequentemente, nas ruas de nossa cidade centenas de cães abandonados.
Conforme explica, a médica veterinária Ana Paula Kimel, em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles. Isso pode ser evitado por meio da informação.
Para tirar essa e outras dúvidas sobre essa cirurgia, entrevistei no programa De Mulher pra Mulher desta terça feira, a médica veterinária Ana Paula Kimel do Instituto do Animal.
Segundo a médica as vantagens da castração são várias, dentre elas:
1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
2) Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);
7) Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.
Muito técnica e convincente a explicação. Não são humanos. Experimente castrar humanos? Seria bom? Tudo pelo interesse, e egoísmo do homem. Que triste!
ResponderExcluir