sábado, 24 de outubro de 2009

Desvenando mistérios - Por que roncamos?

Todo mundo conhece de longo o ronco, aquele som alto e estranho emitido por quem está dormindo. A causa principal é o enfraquecimento do tônus muscular, força da língua e da garganta. Com isso, a língua relaxa, tomba para trás e toca a parede posterior da garganta, limitando o fluxo de ar e criando vibrações. O ar passa mais comprimido, com maior pressão e vibra partes da laringe. .. Eis o ronco!
A intensidade do incômodo barulho e o tipo de som varia de pessoa para pessoa. O perigo, porém, é a apnéia durante o sono, provocada pela falta de ar durante alguns segundos, o que pode provocar infartos e até morte. Algumas pesquisas apontam que 10% a 30% dos adultos roncam (divididos em 60% homens e 40% mulheres). Na maior parte dos casos, roncar não leva a conseqüências sérias.

Há outras causas?
Os obesos tendem a roncar com maior freqüência devido à flacidez muscular e pelo excesso de gordura, que pressiona ainda mais a passagem do ar. Além da obesidade, problemas como adenóide crescida ou obstrução das vias nasais podem provocar o incômodo barulho.

Um comentário:

  1. muito bem entendi as causas do ronco.as vezes ronco forte meu esposo fala

    ResponderExcluir